Foi no passado dia 1 de abril que o MALACATE inaugurou a instalação "Ninho", da artista norueguesa e parceira do projeto, Lise Wulff, que esteve em residência artística na Mina de São Domingos desde o dia 20 de março para, em conjunto com a comunidade, construir esta instalação.
Durante a sua primeira visita à Mina, no final do ano passado, Lise ficou fascinada com o facto de nesta zona haver tantas aves a nidificar, em particular o caso do andorinhão-cafre que é conhecido por nidificar precisamente no território desertificado das antigas minas: "isso fez-me pensar no facto de que os pássaros podem voar para qualquer lugar, mas que estes escolhem voar exatamente para a área da Mina".
Partindo desta ideia, Lise decidiu construir uma estrutura de madeira com três metros de largura e dois de altura, inspirada nas formas dos ninhos, sendo a inspiração das cores especiais da antiga área de mineração: o roxo escuro, o ocre e o turquesa.
No total foram utilizados mais de 400 metros de madeira, 20 litros de tinta, mais de mil parafusos e muitas serras, para além da ajuda de diferentes pessoas da comunidade da Mina de São Domingos que foram essenciais para a execução do projeto e por bem receber a Lise durante a sua estadia.
A inauguração decorreu ao final da tarde, tendo sido apresentada pela artista Lise Wulff, na companhia dos diretores artísticos do Projeto Malacate Filipe Abreu e Miguel Maia, e de Rosinda Pimenta, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Mértola, parceiro do Malacate.
Para terminar, e antes de um convívio para celebrar esta nova instalação, podemos ainda contar com uma apresentação do Grupo Coral da Mina de São Domingos, a pedido de Lise, que ficou encantada após os conhecer pela primeira vez na sua visita no ano passado.
Comentarios